segunda-feira, 25 de julho de 2016

O Lado Negro Do Facebook



Ele vigia os seus passos mexe com sua cabeça, transforma você em cobaia de experimento.


Conheça as verdades que a maior rede social da história da humanidade não quer que você descubra.


A maior parte das pessoas o adora, não consegue conceber a vida sem ele. Também pudera: o Facebook é ótimo. Nos aproxima dos nossos amigos, ajuda a conhecer gente nova e acompanhar o que está acontecendo nos nossos grupos sociais. Mas essa história também tem um lado ruim. Novos estudos estão mostrando que o uso frequente do Facebook produz alterações físicas no cérebro. Quando estamos nele, ficamos mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados com os sentimentos dos outros. E, de quebra, mais infelizes.

Pesquisadores das universidades de Michigan e de Leuven (Bélgica) recrutaram 82 usuários do Facebook. Durante duas semanas, eles enviaram perguntas via SMS, cinco vezes por dia,para os voluntários. As perguntas eram "como você está se sentindo agora?", "como você avalia a sua vida?" e "quanto tempo você ficou no Facebook hoje?". O estudo mostrou uma relação direta: quanto mais tempo a pessoa passava na rede social, mais infeliz ela ficava. Os cientistas não sabem explicar o porquê, mas uma das hipótese é a chamada inveja subliminar, que surge sem que a gente perceba conscientemente. Já deve ter acontecido com você. Sabe quando você está no trabalho, e dois ou três amigos postam fotos de viagem? Você tem a sensação de que todo mundo está de férias, ou que seus amigos viajam muito mais que você. " Como as pessoas tendem a mostrar só as coisas boas no Facebook, achamos que aquilo reflete a totalidade da vida delas".

Num meio competitivo, onde precisamos mostrar como estamos felizes o tempo todo, há pouco incentivo para diminuir o ritmo e prestar atenção em alguém que precisa de ajuda. Há muito espaço, por outro lado, para o egocentrismo. Em 2012, um estudo da universidade de Illinois com 292 voluntários concluiu que, quanto mais amigos no Facebook uma pessoa tem, e maior a frequência com que ela posta, mais narcisista tente a ser, e maior a chance de fazer comentários agressivos.
Junte a indiferença com o narcisismo e a competição e você chegará ao terceiro elemento negativo das redes sociais: o ódio. Em tese, as redes sociais deveriam nos aproximar uns dos outros. Afinal usamos nossos nomes reais, postamos fotos verdadeiras e sabemos se uma pessoa tem um amigo em comum conosco. Como explicar então, que pessoas que jamais brigariam na vida real, sobre futebol, sobre politica, sobre qualquer assunto fiquem se xingando no Face? E que isso não seja tão comum?

  • O Facebook manipula você: Ele define a sequência de informações que você vê na sua timeline usando um critério secreto, que não revela a ninguém. Ele chegou a fazer uma experiencia para tentar alterar o humor de centenas de milhares de pessoas sem que elas soubessem. deu certo.

  • Cobaias involuntárias: Em junho de 2014, surgiu um artigo cientifico de arrepiar. Assinado por um cientista da universidade de Cornell e por pesquisadores do Facebook, ele contava como o site manipulou a timeline de 689.003 pessoas, ao longo de uma semana, sem que elas soubessem. O objetivo era saber se, mexendo no conteúdo da timeline, o Facebook conseguiria alterar o humor dos usuários. a resposta foi sim. quando o Facebook omitia post alegres, as pessoas ficavam mais triste, usavam mais palavras negativas em suas mensagens. E vice versa. " As mensagens online influenciam nossas emoções e comportamento". Assim que ele foi publicado, o Facebook recebeu uma saraivada de críticas. Algumas diziam que o estudo violou a ética científica ( porque não se pode transforma alguém em cobaia sem o consentimento da pessoa), outras que a experiência foi simplesmente cruel. O Facebook alegou que, quando criaram seus perfis no site e aceitaram os " termos de Uso", as pessoas haviam automaticamente consentido em participar do  estudo. Mas pediu desculpa pela experiência.
  • O Facebook sabe demais:  Conforme você usa o site, e coloca informações nele, o Facebook vai montando um prontuário digital com grande quantidade de dados a seu respeito. Robôs analisam tudo para tentar descobrir ainda mais, e também vigiam a sua navegação por boa parte da internet.

A verdade sobre os Likes

Sabe quando você entra numa página do Face e dá like nela? Pode ser qualquer página: a do Corinthians ( curtida por cerca de 10,2 milhões de pessoas), a do seu restaurante ou escritor favorito. Quando você curte aquela página, passa a receber, na sua timeline, os posts que ela publica certo? Errado. O Facebook não avisa, mas quando você curte uma página na verdade tem uma chance bem pequena de receber as publicações dela. tudo por causa de uma coisa chamada "alcance orgânico". Esse termo mede quantos % das pessoas inscritas numa página recebem os posts que ela publica. Se todas as pessoas que recebessem, o alcance seria de 100%. Mas sabe quanto é na prática? 6,5%. Ou seja: de cada cem pessoas que curtem uma página, apenas seis, em média, recebem o conteúdo postado por ela. Foi o que constatou um estudo feito em 2014 pela empresa EdgeRank Checker, que analisou o alcance de 50 mil posts publicado por mil páginas. E isso é o teto. "Em muitos casos, a taxa é até menor", diz Walter Motta, diretor da agência Riot, que produz conteúdo de Facebook para empresas. 

O Facebook alega que essa restrição é necessária. Se ele mostrasse tudo, as timeline da pessoas seriam inundadas por um excesso de conteúdo. "Hoje o brasileiro tem em média 400 amigos e curti mais de cem páginas. Se todas as publicações fossem exibidas, em ordem cronológica e sem filtro, você já teria abandonado sua conta há muito tempo", explica Motta. Faz sentido. Mas também há outra questão envolvida.

Só nos primeiros três meses do ano de 2015, o Facebook faturou U$ 3,5 Bilhões. E esse dinheiro vem de um lugar: publicidade. Ou seja, as taxas que o Facebook cobra para promover e distribuir posts. Se você criar uma página, e não pagar essas taxas, ele só mandará os seus posts para pouquíssimas pessoas. E você não terá acessos nem likes. Não será popular, não vai bombar. Não fará sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário